Como iluminar o seu jardim

A iluminação do paisagismo, é tão importante (ou mais) quanto a iluminação dos espaços internos. É como devolver à noite, a beleza da natureza que enxergamos durante o dia.

Para começar a pensar no projeto luminotécnico do seu jardim, é preciso conhece-lo durante a noite: quais são os pontos a serem destacados, como as formas refletem a luz do luar, e considerar os caminhos que são utilizados para passear por esse espaço.

A iluminação deve ser suficiente, e ao mesmo tempo buscar não ofuscar o olhar do espectador.

Sendo assim, podemos pensar em dois tipos de iluminação: pontual ou geral.

Para iluminação geral, comumente utilizamos postes, e refletores. Ilumina-se de forma homogênea, o efeito de luz abrange o espaço como um todo. Normalmente, é esse tipo de iluminação que encontramos em parques e praças públicas. Podemos chamar também de iluminação de segurança.

A iluminação pontual, ou cénica, procura valorizar os pontos fortes do jardim, e criar uma temática que mexa com o imaginário do usuário. Utilizamos luz indireta, fachos de luz de baixo para cima que percorrem o corpo da vegetação, jogos de luz e sombra, e até podemos brincar com as cores.

Se buscarmos o efeito de luz e sombra, (conhecido como backlight) utilizamos luminárias entre a vegetação e a parede ou alguma superfície de fundo. Para dar destaque a arbustos, esculturas ou objetos, optamos por luminárias direcionáveis (espetos), ou embutidos de solo.

No caso de valorizar uma árvore (técnica up light) recomenda-se um embutido de solo, iluminando de baixo para cima. Podemos também trabalhar com o destaque de pergolados, piscinas e decks, valorizando as formas desses elementos.

Os caminhos, são um ponto bem relevante em ambos estilos. É necessário destacar a passagem, afim de evitar acidentes, passar mais segurança, e até mesmo guiar o usuário pelo percurso que for mais interessante para contemplar o projeto, por exemplo. Para essa finalidade, utilizamos mini postes, balizadores, ou embutidos de solo.

Levamos em consideração também, os tipos de luminárias que utilizamos em espaços abertos. É preciso considerar o fluxo luminoso, a rentabilidade, e o efeito das intempéries. A tecnologia LED é uma opção acertada para utilizar em áreas externas. As peças tem que ter uma indicação técnica, o IP (índice de proteção) 65, que são mais resistentes e próprias para esse tipo de uso.

O projeto luminotécnico para jardins, pode seguir os mais variados estilos, mas a finalidade principal é valorizar o projeto paisagístico e a natureza no momento em que o sol se recolhe. Desfrutamos de que a natureza passa por transformações nas diversas estações do ano, para observar um efeito diferente de luz e sombra a todo momento.

Comentários estão fechados.